Naviraí-MS, Sábado, 20 de Abril de 2024
| FOTO E MÍDIA
Copasul beneficia 1700 com as ações sociais do Dia de Cooperar
Por: Assessoria Copasul | Luiz Radai | 19 de Julho de 2019

Foram 8 municípios contemplados com ações voluntárias que beneficiaram, direta e indiretamente, idosos, crianças e comunidade em geral.

A Copasul contemplou pelo menos 1700 pessoas com as ações do Dia de C, comemorado no dia 6 de julho - Dia Internacional do Cooperativismo. Em 2019, foram 11 ações realizadas pelos voluntários da Copasul que atenderam Naviraí e outras 7 cidades de Mato Grosso do Sul. As ações envolveram cerca de 136 colaboradores da Copasul, que doaram tempo e dedicação para fazer melhor o dia a dia de outras pessoas.

“A maioria das ações teve como objetivo atender crianças e idosos. Isto mostra o lado cooperativo da ajuda às pessoas. As crianças, mais indefesas pelo pouco tempo de vida, e os idosos, pela idade avançada. Ambos, em cada uma das suas peculiaridades necessitam de contribuições e é este o pensamento da Copasul, não só em julho, mas o ano todo”, disse Gervásio Kamitani, presidente da Copasul, que visitou todas as ações em Naviraí e ainda a que ocorreu no Distrito de Amandina, Ivinhema.

O presidente destaca que entre os objetivos, além de contribuir com a ajuda ao próximo, está o de despertar nos colaboradores o senso social. “A ajuda ao próximo faz bem para quem recebe, mas também para quem pratica algo. Isto acaba tornando plena a ação, pois faz bem para todos os envolvidos”, reforçou.

E é exatamente neste sentido que vai o depoimento de alguns voluntários. “Estou muito feliz em contribuir com esta ação que vai beneficiar pessoas que precisam”, disse o voluntário Maicon Jorge Gonçalves, demonstrando o sentindo de satisfação em realizar algo de bom ao próximo. “Estamos ajudando pessoas a ajudarem outras pessoas. É um prazer enorme para nós do Departamento Agronômico da Copasul contribuir com eles aqui”, disse Renan Miranda Viero.

Ações em Naviraí

Em Naviraí, para o Abrigo São José foi feita uma campanha de arrecadação de alimentos. Além disso, foram feitos o plantio de horta, reforma das instalações elétricas e substituição das lâmpadas por led, e a doação de cobertores.

Como as ações têm o intuito de disseminar o cooperativismo, movimento que tem por objetivo a solução de problemas sociais por meio da criação de comunidades de cooperação, os envolvidos sempre se entusiasmam com as atividades. “Nos momentos mais difíceis a Copasul sempre foi parceira. E desta vez não é diferente. É uma atitude muito bonita e importante para a gente, olha a horta que temos hoje, é inigualável”, disse Dalmo Freitas, presidente do Abrigo São José.

No posto de saúde Vila Nova, a revitalização do espaço infantil do projeto “Brincando enquanto espera” aconteceu com pintura, decoração, substituição das mesas, cadeiras e armários e doação de brinquedos novos, e vai beneficiar pelo menos 500 crianças da comunidade atendidas na unidade de saúde. Também foram pintadas as salas de pesagem, pronto atendimento e recepção e feita jardinagem do posto.

No posto de saúde Paraíso II, as crianças da comunidade foram beneficiadas com a reforma, pintura e jardinagem do parque infantil.

Ainda na cidade de Naviraí, no Hospital Municipal Santa Casa de Naviraí, uma gama de pessoas deve ser beneficiada em breve com a doação de 10 cadeiras de banho para a ala de internação dos idosos.

Em outros municípios

No município de Deodápolis, pelo menos 60 idosos do Centro de Convivência dos Idosos foram beneficiados com a doação de 400 novelos de lã para um projeto de confecção de blusas pelas mulheres do CCI. Além disso, os voluntários contribuíram para uma tarde de recreação com música, bingo (brindes) e lanche para os idosos.

Em Anaurilândia, uma tarde de recreação para pelo menos 150 crianças da comunidade, com brinquedos e lanches, aconteceu na Praça Central.

Outros 18 idosos, desta vez na Fundação Anália Franco, um lar de idosos em Maracaju, foram beneficiados com ações de manutenção do mobiliário e uma tarde de recreação.

Em Nova Andradina, o Lar Sagrado Coração de Jesus foi beneficiado com uma campanha de doação de fraldas geriátricas. Pelos menos 15 pessoas foram beneficiadas.

No Distrito do Guassu, em Dourados, a Vila Macaúba recebeu uma grande festa na Escola Municipal Coronel Firmino Vieira de Matos. Pelo menos 250 alunos foram beneficiados com uma ação de voluntários da Copasul que participaram da organização de um espaço de leitura ao ar livre. A ação foi em parceria com outras cooperativas.

Em outro distrito, agora Amandina, no município de Ivinhema, a ação no Centro de Desenvolvimento da Criança e Adolescente de Amandina (Cedeca) beneficiou 127 alunos com a reforma do parque infantil.

Na cidade de Novo Horizonte do Sul, a Apae recebeu voluntários que promoveram plantio de horta e pintura do pátio, com 50 pessoas beneficiadas.