Naviraí-MS, Sábado, 20 de Abril de 2024
| FOTO E MÍDIA
Curiosidades sobre o Brasil que você nem imaginava
Por: brasil.discovery | 01 de Julho de 2019

O Brasil é o quinto maior país do mundo em território e população. Mas isso você já sabia, certo? Então confira aqui algumas curiosidades, fatos e números sobre o Brasil que você provavelmente não conhecia.

O Rio de Janeiro já foi a capital de Portugal, o que faz da cidade a primeira e única capital européia fora da própria Europa.

A maior comunidade japonesa fora do Japão está no Brasil.

O Brasil tem o segundo maior número de aeroportos do mundo (2.498), atrás apenas dos Estados Unidos Nas prisões federais no Brasil, os presos podem reduzir até 4 dias no tempo de sentença a cada livro que lerem, com um máximo de 12 obras por ano.

Na prisão de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas, os detentos podem pedalar em bicicleta fixas, que geram energia para a cidade. Em troca, a cada 3 dias pedalando, a pena é reduzida em 1 dia.

Mais de 90% dos carros novos produzidos no Brasil usam etanol. É o único país do mundo onde o combustível é oferecido em 100% dos postos.

Com mais de 123 milhões de fiéis, o Brasil ainda é o país com o maior número de católicos do mundo, à frente do México, com 96,4 milhões.

O Brasil foi o primeiro país do mundo a banir as câmaras de bronzeamento. Em 2001, cientistas descobriram um rio subterrâneo que corre abaixo do rio Amazonas.

O Brasil importou 4,8 milhões de escravos da África, quase metade do total de escravos de todo continente americano. Só na cidade do Rio de Janeiro foram cerca de 2 milhões.

O povo indígena Bororo é o único grupo do mundo onde todas as pessoas têm sangue do tipo “O”.

A Marinha proibiu o desembarque na Ilha da Queimada Grande, no litoral de São Paulo, por causa do grande número de cobras na região: 5 cobras por metro quadrado.

O principal exportador mundial de castanha-do-pará (também conhecida como castanha-do-brasil) é a Bolívia, e não o Brasil.

Mais de 1.000 línguas eram faladas no Brasil antes do descobrimento. Hoje, apenas 180 ainda sobrevivem e apenas 11 são faladas por mais de 5.000 pessoas.