Naviraí-MS, Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
| FOTO E MÍDIA
O que é autismo?
Por: Assessoria Fotoemidia | 02 de Abril de 2020

O que é autismo?

Autismo – nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) – é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.

Tratamento e sinais

Alguns sinais de autismo já podem aparecer a partir de um ano e meio de idade, até mesmo antes em casos mais graves. Há uma grande importância de se iniciar o tratamento o quanto antes — mesmo que ainda seja apenas uma suspeita clínica, ainda sem diagnóstico fechado —, pois quanto antes comecem as intervenções, maiores são as possibilidade de melhorar a qualidade de vida da pessoa. O tratamento psicológico com mais evidência de eficácia, segundo a Associação Americana de Psiquiatria, é a terapia de intervenção comportamental — aplicada por psicólogos. A mais usada delas é o ABA (sigla em inglês para Applied Behavior Analysis — em português, análise aplicada do comportamento).

Sintomas

Pouco contato visual; – Interação social e conversas aquém do esperado para a idade; – Não aceitar a imposição de regras; – Inflexibilidade para modificar alguma coisa que faça parte da rotina; – Linguagem verbal fluida, mas de forma mecânica; – Ausência de contato visual constante (nesse caso, o pequeno costuma olhar mais para a mão de seu interlocutor); – Não costuma responder quando chamam por seu nome; – Existência de estereotipias e repetições; – Apego demasiado a um determinado objeto. Alguns sintomas como irritabilidade, agitação, autoagressividade, hiperatividade, impulsividade, desatenção, insônia e outros podem ser tratados com medicamentos, que devem ser prescritos por um médico.

www.revistaautismo.com.br