Naviraí-MS, Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
| FOTO E MÍDIA
Designers desenvolvem torre para purificar o ar de Délhi, na Índia
Por: GIOVANNA MARADEI | CASA VOGUE | 13 de Janeiro de 2020

Em novembro de 2019, o jornal India Today publicou um estudo revelando que os habitantes de Dhéli, capital da Índia, respiram um ar 25 vezes mais tóxico do que o aconselhado pela Organização Mundial da Saúde. O dados alarmante já estava no radar do escritório indiano de design Studio Symbiosis que criou uma solução interessante: um purificador de ar gigante. Chamado de Aura Towers, o device foi desenvolvido em dois tamanhos diferentes: com 16 ou 60 metros de altura. 


As duas opções possuem o mesmo design retorcido e funcionam como um pulmão que "inspira" o ar poluído, filtra e o "expira" limpo. Apesar de iguais, a diferença de tamanho indica onde cada um deve ser instalado. Os maiores ganham espaço ao redor das cidades criando uma barreira e os menores espalhados pelos centros urbanos para garantir a máxima limpeza do ar.

De acordo com o estúdio, a torre menor é capaz de limpar 300 milhões de metros cubicos de ar por dia. Os dois modelos contam com um jardim vertical que ocupa de 60 a 70% da estrutura e produz oxigênio para as cidades.


Junto com a solução, o Studio Symbiosis também desenvolveu uma versão para automóveis que é instalada no teto do carro. De acordo com os time responsável pela criação, conforme o veículo movimenta-se pela cidade, o device ajuda a limpar o ar.