Naviraí-MS, Sexta-feira, 29 de Março de 2024
| FOTO E MÍDIA
No Piauí, Copasul é usada como exemplo para motivar agricultores ao cooperativismo
Por: Assessoria Copasul | Luiz Radai | 07 de Agosto de 2019

Foto: PH OliveiraAlunas de Naviraí viajaram no contexto do Projeto Rondon para levar conhecimento à comunidade da cidade de Francisco Ayres, no interior do Piauí. (Foto: PH Oliveira)

Da Assessoria Copasul

O presidente da Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense - Copasul, Gervásio Kamitani, recebeu na tarde de segunda-feira (5) as acadêmicas do 4º ano de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Naviraí, Ana Claudia Silva de Souza e Kate Mariane Adesunloye, que trouxeram um panorama sobre a participação delas no Projeto Rondon, por meio do qual visitaram a cidade de Francisco Ayres, no Piauí.

Entre outras palestras que ministraram, elas levaram em vídeo a mensagem de Gervásio Kamitani no contexto do cooperativismo e, após apresentarem aos agricultores locais, puderam acompanhar a ótima receptividade dos produtores ao ideal cooperativista. Gervásio contou sobre a história da Copasul e como os agricultores daquela localidade podem se mobilizar para cooperar.

“Olhos brilharam ao ouvir sobre o que eles tanto almejam, que é criar uma cooperativa. Eles não acreditavam muito que podem, e com as palavras do seo Gervásio tiveram uma injeção de ânimo para romper as dificuldades que são normais para esta caminhada”, disse Ana Claudia.

Ao falar sobre a participação, o presidente da Copasul reforçou a mensagem que enviou. “A Copasul também nasceu pequena. Um trabalho que foi sofrido também. Então passamos esta mensagem para aquela comunidade em uma região que sabemos que o cooperativismo ainda é pouco difundido para que as pessoas se inspirassem para despertar o lado do cooperativismo”, disse, ressaltando também que receber o feedback positivo é muito comovente.

“Receber a mensagem de que eles esperavam um norte, uma motivação, também emociona a gente. E eu fico feliz e parabenizo elas por levarem esta mensagem. Com certeza, se lá na frente soubermos algo sobre o cooperativismo de Francisco Ayres, teremos certeza que a semente foi plantada por elas, e por esta mensagem”, disse Gervásio.

“As cooperativas fomentam a união. E levamos esta mensagem, de que se elas quiserem podem se tornar mais fortes. E a ligação disto com o nosso curso foi fundamental para encaminhar a mensagem. Como o planejamento era de levar algo relacionado com o cooperativismo, logo pensamos na Copasul, pela importância que a cooperativa tem no Estado e pelo que pode relatar em 40 anos de história. O presidente, seo Gervásio, foi muito solicito conosco e o resultado foi ver os olhos das pessoas brilharem, por que elas precisavam de uma mensagem como a que ele passou, de que tudo inicia pequeno, para depois crescer, como a Copasul cresceu”, disse Ana Claudia.

O Projeto Rondon leva universitários a conhecer a realidade de municípios que necessitam de alguma assistência. Em Naviraí, professores da UEMS inscreveram projeto que foi aprovado e para a escolha dos alunos ocorreu uma fase com questionário, avaliação de histórico e entrevista. Ana e Kate viajaram de Naviraí para Campo Grande e, depois, para Teresina, Capital do Piauí, de onde partiram para a cidade de Francisco Ayres, município com pouco mais de 4,4 mil habitantes. Se fosse de carro, a viagem seria de 35h, para os mais de 2,7 mil km de caminho.

Durante os dias que estiveram no Piauí, as alunas ministraram oficinas de empreendedorismo, higienização e conservação de alimentos, assim como transformação e reaproveitamento de alimentos, além de associativismo e cooperativismo.

“Foi uma experiência incrível, dias cheios de emoção e aprendizado. Fomos para levar algum conhecimento, mas voltamos com a bagagem cheia de novas experiências. O retorno que tivemos, com a receptividade das pessoas e o impacto do conteúdo que levamos, valeu cada dia destes 3 meses de preparação”, disse Kate.

“Gostaria de agradecer a todos envolvidos nesta viagem. Não só a Copasul pelo fornecimento desta mensagem, mas também todos aqueles que nos apoiaram de alguma forma. Recebemos muita estrutura”, finalizou Ana.

Foto: PH Oliveira