Naviraí-MS, Quinta-feira, 28 de Março de 2024
| FOTO E MÍDIA
Naviraiense conquista Titulo de Mestre Nacional de Xadrez
Por: Assessoria Fotoemidia | 17 de Julho de 2019

O naviraiense, Gláucio Dalla Cortt Cella obteve mais uma grande conquista em sua carreira. Obteve mais de 50% dos pontos no Torneio Continental das Américas e se tornou Mestre Nacional de Xadrez, o terceiro jogador federado no estado do Mato Grosso do Sul a obter esse título. O torneio foi realizado em São Paulo de 05 a 13 de Julho.

A competição de nível profissional dava quatro vagas para a Copa do Mundo e contou com a presença de 200 dos melhores jogadores das Américas. Ao todo 16 países estiveram representados. Gláucio conquistou o titulo de Mestre Nacional com uma rodada de antecedência ao derrotar o Colombiano Guillermo Dabbracio.

Com cinco vitórias um empate e apenas três derrotas Gláucio, que na competição representou Francisco Beltrão (PR), terminou na posição de número 121 de 216 jogadores. Em sua carreira Gláucio tem como feito notório ser o único brasileiro a derrotar o campeão mundial Magnus Carlsen, em 2014, e é o atual campeão Estadual de Xadrez Blitz e On line. Gláucio destaca a crescente do xadrez no Município, e agradece o apoio das Gerências de Educação e a de Esporte e Lazer, que implantaram o xadrez nas escolas, e criaram polos de treinamento.

Recentemente Naviraí sediou uma etapa do Estadual de Xadrez algo inédito para o Conesul.

Glaucio contou à reportagem do site fotoemidia.com.br que em suas folgas desenvolve um trabalho voluntário onde ensina xadrez para crianças carentes, órfãos do lar da criança e crianças que querem competir, na maior parte do tempo atua na Guarda Mirim de Naviraí com intuito de melhorar o raciocínio lógico e a concentração, o que para ele é mais importante até que os títulos. 

Glaucio destacou que para esse trabalho é importante sempre ter parcerias e um importante aliado do xadrez em Naviraí é o Sicredi, que doou para a Guarda Mirim tabuleiros e peças de xadrez. O Sicredi também desempenhou importante papel na criação do Clube de Xadrez do Rotary onde também fez a doação de peças e tabuleiros de xadrez.

Em agradecimento, Glaucio reservou um dia dos jogos do Estadual de Xadrez e o Torneio Continental das Américas para jogar com a camiseta do Sicredi.