Naviraí-MS, Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
| FOTO E MÍDIA
Giro do milho promoveu integração e disseminou informações para produtores e técnicos
Por: Assessoria Copasul | Glarin Bif | 07 de Junho de 2019

Evento apresentou novas culturas para a região e também informações técnicas de alta qualidade para os agricultores Centenas de pessoas estiveram presentes na 9ª edição do Giro do Milho, realizado pela Copasul em Naviraí no último dia 05 de junho.

O evento reuniu produtores rurais, estudantes e técnicos. Entre os temas abordados estiveram o alerta para casos de cigarrinha no milho na região, com o pesquisador Sérgio Antonio Alexandrino; novas possibilidades de cultura com o auxílio da irrigação, com o consultor Guido Aguilar Sanchez e ainda Sistema de produção de milho safrinha", com André Aguirre.

Os participantes puderam ver áreas com culturas novas para a região, como chia e painço, na Fazenda Marialva, do Grupo Antonini. Oportunidade em que os presentes puderam ouvir a experiência também da homeopatia na agricultura. "Com a irrigação surgiu a oportunidade de culturas diferentes e também novas rotações de culturas. Uma das que aplicamos foi o painço, com 40 hectares ano passado, e esse ano mais de 400 hectares. E agora também estamos com a chia, com pouco mais de 30 hectares. Também apresentamos nesse evento a nossa experiência com a homeopatia na agricultura. Uma prática muito antiga na saúde humana e animal e recente nas lavouras. Há dois anos nós começamos a nos aprofundar nesse tema, fizemos cursos e tivemos alguns consultores. Ainda temos muito a aprender na área, mas mesmo engatinhando tivemos resultados satisfatórios. Na ultima safra de feijão não foi necessária aplicação de inseticida e fungicida, e tivemos um feijão com muita qualidade de grãos. Isso diminui o defensivo agrícola nas lavouras, que vem de encontro a essa demanda por alimentos saudáveis e diminui nossos custos. Ainda não tivemos ganho de produtividade, e sim redução de custo. Mas acreditamos que iremos conseguir interferir na produtividade futuramente", comentou Alexandre Palharini.

Na Fazenda NPP Agropecuária, treze empresas parceiras da Copasul demonstraram novas variedades e o desempenho de híbridos em campos experimentais. "A cada ano a Copasul tem se superado. O evento foi muito bom, sempre podemos aprender coisas novas. Pra nós é um prazer abrir as portas da propriedade para a Copasul e toda comunidade. O Nosso Diretor-Presidente, Arthur Pollice, acompanhou essa movimentação e parabenizou essa integração com a comunidade, vendo isso de forma muito saudável e interessante para todos", disse Valentim Maier, Gerente da NPP. A Cooperada Irene Zanovelo veio representando as mulheres de Novo Horizonte do Sul, e participou pela primeira vez do evento "Foi um evento muito interessante, tudo está sendo muito importante pra nós, agricultores. Temos sempre que estar nos modernizando e aqui podemos ampliar nosso conhecimento acompanhando as novas tecnologias".


No encerramento, foi realizada a segunda edição de uma exposição de implementos agrícolas. Algo que tem se tornado uma grande atração do evento. Lembrando que o Giro do Milho é a nova nomenclatura para o Rally do Milho, que nas primeiras edições era um Rally de Regularidade